sexta-feira, março 16, 2012

Indicação da Semana: Outramentos

O blog destaque hoje tem um bonito nome: "Outramentos". Escrito por Bruna Damiana, um blog como poucos, que surpreende pela qualidade dos textos escritos de forma gostosa, prendendo o leitor e o deixando saciado com a sensação de estar informado. E, claro, não poderia deixar de citar um trecho de um post da própria, da qual muito bem fala do mundo blogueiro atual:

"Como é sabido, os blogs surgiram como páginas pessoais em que os autores falavam sobre o seu dia a dia. Uma versão virtual do diário pessoal de papel, manuscrito e secreto, sendo esta última a primeira característica a ser subvertida no novo formato. Em geral, blogueiros visitavam as páginas de outros blogueiros, tecendo comentários sobre os textos publicados, opinando, partilhando dos momentos da vida de um então desconhecido, que poderia vir ou não a se tornar um amigo virtual. Pouco a pouco a temática cotidiana deu lugar a argumentações, polêmicas, confissões. Grupos de blogueiros começaram a se formar. Encontros passaram a ser promovidos a fim de trazer para o real toda a intimidade gerada por acompanhar, diariamente, aquela outra pessoa em seus escritos.

[…]

Por ser uma esfera promissora, pela possibilidade conveniente, agradável e tentadora de lucrar, de ser reconhecido como potencial influência nas decisões dos leitores e, especialmente, por ser uma prática ainda em fase de testes, carecendo de um melhor ajuste, (grande) parte dos blogs perdeu aquele sobrenome inicial tão valioso que outrora os trouxe a vida: pessoal. E (grande) parte dos blogs não mais representa o seu autor. Um sintoma grave. Deixo claro que nem todo publieditorial corresponde a uma ruptura com a opinião pessoal do autor. De forma alguma. Há inúmeros blogueiros que, além de deixarem explícito que dado texto é patrocinado, fazem questão de manter a sua real opinião. E é isso que eu e alguns outros mais buscamos resgatar."

Uma (breve) história dos blogs, por Bruna.

brunadamiana

Gostaram? Eu não a conhecia, e virei leitora "de carteirinha"!
Agradecimento especial à Victoria, por ter compartilhado o link da Bruna no Facebook :)

3 comentários:

  1. Nossa, mais cedo eu nem comentei, que absurdo! Falei só no FB e esqueci daqui!

    MUITO obrigada pelos elogios! De coração! Fico muito feliz que esse meu retorno a blogosfera tenha sido tão bem recebido! E espero que todos nossos amigos blogueiros "da antiga" voltem a postar!


    ;***

    ResponderExcluir
  2. Eu já a conhecia e sempre fui super fã, fico feliz pela Bruna ter recebido essa merecida indicação! =]

    ResponderExcluir