sexta-feira, julho 13, 2012

Amizades através do blog: é possível?

Amizade através do blog: é possível?
         cb5769c77d9862c72923e915a64f31f8
Para muitos blogueiros, sim. O blog, além de ser um ótimo local para divulgar nossos interesses, ainda é um bom lugar para fazer amigos. Quando perguntamos aos blogueiros se isso era de fato possível, Barbara Pedrosa, do Babee, afirmou: "Claro que é possível! Temos a própria Renata e Victoria, e mais outras blogueiras queridas que conheci ao longo dos anos". Victoria Siqueira,  nossa querida Vicky, completou: "Quase todos os meus amigos hoje conheci pro causa do blog". Tá certo, meninas. Acho que vocês já conseguiram convencer a todos!

E será que essas amizades são duradouras, como qualquer outra? Juliana Vitezi, a famosa Ju Ploc, prova que sim: "Eu tenho vários casos! Amizade virtual que virou real e já dura mais de 10 anos". E não é só a Ju que tem amizades blogueiras de década, não: "Eu já perdi a conta de quantos amigos fiz através do blog, e algunas ainda não conheci pessoalmente. Mas continuam firmes e fortes na minha vida há mais de 10 anos", disse Rachel Dias. "É super possível. Conheci a Bru numa comunidade de blogueiros em 2001", finalizou Déborah Casaño, também conhecida como Pink.

        tumblr_l3z4p6s8DZ1qa9u6ko1_400_large
O que o blogueiros afirmam, é que não existe diferença entre amizade iniciada virtualmente ou não. O carinho é o mesmo, pois sempre rola muita identificação imediata: "Conheci vários lindos e lindas através dos meus blogs, e hoje em dia alguns encontram-se no meu coração.", comentou Guilherme Azeredo, que mantém o Pouco Pop – e nós não duvidamos que tenha feito muito amigos com gostos em comum. Rafael Noris, que possui um blog onde conta aventuras com seu pequeno Miguel, garantiu: "Quando se tem um blog materno/paterno, o que mais fazemos são amizades com outros pais.".

Há situações que muitos blogueiros tem oportunidade de conhecer os rostinhos através dos blogs, os famosos encontros blogueiros. Já fui em alguns, e muitas vezes  a amizade vai além dos encontros: "Fiz muita amizade no blog, inclusive saímos para jantar, balada, etc. Não virou mais encontro blogueiro, virou saída dos amigos mesmo" – palavras de Carol Chang, do delicioso blog Gorda Safada.
É claro que nem todos já desfrutaram deste privilégio: "Ainda não fiz nenhuma amizade pelo blog, mas acredito que é possível!". Nós também achamos, Michele Daiana! E esperamos que você encontre a sua :)
E então, o debate ainda é de vocês. Adoramos ouvir todas as histórias (infelizmente não deu para colocar todas), mas esperamos mais debates como esse. 


Nossos amigos blogueiros

E para não faltar nada, decidimos nós do #voltamundoblogueiro falar um pouco das nossas amizades blogueiras que se tornaram mais que reais.


Bruh: Como a Pink disse no depoimento dela na fanpage do Volta, nos conhecemos há muitos e muitos anos num daqueles MSN Groups chamado Comunidade Blogueira. Para vocês terem ideia de quanto tempo faz, na época o blog da Pink se chamava Bobeiras S/A e o meu, também adolescente, tinha o nome de Perfect Drugs. Mais de dez anos se passaram. Eu moro no Rio de Janeiro, a Pink no Mato Grosso do Sul. E de lá pra cá já fiquei eras hospedada na casa dela, comemorei aniversário com comidinhas deliciosas que a família dela faz, passamos Carnaval juntas, já fomos a show do Aerosmith em São Paulo, a escola já acabou, a faculdade já acabou e, logo, a pós-graduação também acaba. Os namoros já passaram, algumas amizades também, mas a gente continua (e já comemoramos bôdas de alumínio!)! Tenho outros amigos que conheci via-blog (a maior parte dos meus amigos virtuais foi dessa maneira, o que é maravilhoso), mas sem dúvida a amizade blogueira mais longa é essa! <3 Puro amor!


: Eu fiz muitas amizades blogueiras, isso me deixa muito feliz! Depois que me mudei do RJ para SP, essas amizades se tornaram ainda mais importantes, pois é uma maneira de lidar com a falta de amigos por aqui. Para mim, não tem diferença: tenho o mesmo carinho que com alguém que conheci pessoalmente. Comemoro, sorrio e choro com meus amigos blogueiros. Tenho carinho pro muitos, mas não posso deixar de citar a Adriana, que ainda não conheci pessoalmente, mas é um dos meus sonhos conhecê-la. Ela esteve comigo "virtualmente" num momento muito especial, e mesmo antes já sermos amigas, acho que esse momento fortaleceu mais ainda nossa amizade. Impossível eu citar isso e não me emocionar, mas a Dri é uma pessoa muito querida por mim, e tô sempre torcendo pela felicidade dela. Fora que temos muita coisa em comum, como a paixão por gatos e estar comendo a mesma coisa coincidentemente, não é Dri? Só tenho a agradecer aos meus amigos virtuais à força que eles me dão e talvez nem tenham noção do quanto é importante!

15 comentários:

  1. Acho que com o blog tudo começa, você vai gostando da pessoa, vai falando com ela até que adiciona o msn ou facebook e não vive mais sem se falar!

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma amizade não é menos forte, duradoura e verdadeira por ser virtual, prova disso são as histórias de todos contaram na fan page e o que a Bruh escreveu sobre nossa amizade Puro Amor :]

    ResponderExcluir
  3. Ah gente, que legal, eu também fiz uma pá de amigos através de blog. Tem as que moram mais pertinho, aqui em Natal mesmo. Tem as que são leitoras e viraram amigas também.
    E tem as de SP que sempre que vou pra lá faço questão de marcar pra ver, nem que seja pra comer e conversar besteira. <3
    E claro, tem a super Anne, minha sócia linda no @chatfeminino que conheci pela internet :D

    ResponderExcluir
  4. Um blog é o lugar ideal para se fazer amizade,pois as afinidades ficam abertas de cara. Ninguém visita um blog sobre jardinagem(exemplo)se acha o assunto um tédio.
    Eu faço parte de um grupo de amigas,chamadas Brimas! Somos ao todo em 9 meninas de diversas parte do país e fora dele.Um delas, uma das Lucianas que é de Santos está morando no Canadá atualmente.
    No final do ano passado fizemos um amigo oculto para firmar nossa amizade, e sempre estamos conversando sobre problemas pessoais por email.
    O carinho que sentimos é verdadeiro e ultrapassa as distâncias cibernéticas. Tanto que me sinto mais próximas a elas do que a pessoas que são do me convívio real.
    Nosso sonho é podermos todos nos encostrarmos. Mas vamos esperar a Lú voltar do estrangeiro,rs

    http://www.ideiaoquadrado.com

    Beijos ;*

    @WelenMedeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que existe sim, e se bobear é mais real e sincero do que as amizades "reais". Sou da turma da Welen Medeiros (sou uma das brimas), e posso afirmar que nossa amizade vai muito além dos cliques... não tem distância que nos impede de nada! Rimos, nos divertimos, nos ajudamos... sabemos dos pontos fortes e fracos de cada uma!

      Excluir
    2. Eu não tenho dúvidas de que a amizade virtual existe. As Brimas são o exemplo real. Eu sou a Luciana que morava em Santos e atualmente está no Canadá e apesar da distância elas estão sempre presentes em minha vida! Como disse Welen, tudo começou com a afinidade o restante foi construído aos poucos...

      Com relação ao nosso encontro real, ainda sou a favor de ser feito aqui no Canadá...rs

      Beijos a todos!!!

      Lu.

      Excluir
  5. Na verdade acho que amizades podem surgir de qualquer lugar e de qualquer forma. Somos humanos e, com exceção dos psicopatas, somos sociáveis (uns mais, outros menos).

    A questão é: como fazer para as amizades durarem?

    Porque amizade precisa de cuidado, carinho, amor...

    Daí a distância das pessoas que têm amizades apenas via blog serem um problema. Um problema contornável, mas não deixa de ser um problema.

    o.O

    Beijinhos e até!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Meu Blog está na Campanha. *-*
    Já faz um tempinho que preenchi um formulário, mas só para relembrar, vou deixar o link. Ok? http://www.etecetera-e-tals.com/

    A página do facebook também está na campanha.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. É muito legal ver amizades verdadeiras vindas dos blogs! Tenho amigos virtuais que estão comigo até hoje mas eu ainda não tive a oportunidade de amizade blogueiras porque sou novato nesse mundo dos blogs. Mas espero que role algo assim!
    E ah, também adotei à campanha! yay! :D

    ResponderExcluir
  8. As minhas amizades mais preciosas e sinceras vem da internet e dos blogs. Tem gente que lê minhas baboseiras há anos, que já conheci e que agora mantenho sempre as conversas mais gostosas online. Tem quem mora MUITO longe, mas o carinho permanece o mesmo junto com uma vontade enooorme de um dia poder abraçar a arroba ou a blogueira. Amo isso! ;)

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muitas amizades virtuais! Super valorizo elas. Conheci muita gente bacana nos blogs e sites relacionados, como o Deleteria. ^^
    Aliás, uma amizade super forte que eu tive, começou no blog, com uma ex-hostee minha! A gente trocava carta e tudo!
    Hoje, posso citar alguns amigos, como a Bruh, o Wakko e muitos outros, que conheci dos blogs e tal! A amizade existe sim, é possível e pode ser boa, sincera e duradoura!
    ;D
    Quero um dia conhecer meus amigos blogueiros/virtuais pessoalmente! ^^
    Excelente post, parabéns pra equipe! ;D

    ResponderExcluir
  10. Super possível! Aliás, conheci três das minhas melhores amigas pela internet! A Jeniffer (do mon-autre.blogspot.com), a Vanessa (caixinhadeopinioes.zip.net) e a Bia (do smellofsecrets.blogspot.com), fora que troco cartas com vários outros que conheci através do meu blog! Tínhamos a escrita e a blogosfera em comum e isso foi mais do que suficiente para que começássemos uma amizade que duraria anos e anos. Sou muito grato à blogosfera por isso!

    Muito bom post! Adorei!

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito em amizades através de blogs. E digo mais: essas amizades mudaram a minha vida. Em 7 anos fiz amizades incríveis e agora estou começando a encontrar algumas dessas pessoas especiais pessoalmente.

    ResponderExcluir
  12. Claro que é possível fazer amizades que valham a pena através de blogs. Eu conheci muitas meninas legais por conta dos comentários que deixei nas páginas delas e vice-versa. Ainda tenho o sonho de conhecer algumas, afinal muitas moram na região sudeste do país e eu moro no nordeste.

    Por outro lado, existem aqueles blogueiros que não comentam no blog das pessoas e depois ficam cobrando fidelidade e amizade dos demais. Assim não dá, né? Amizade é algo que se conquista...

    ResponderExcluir
  13. eu acredito muito nas amizades virtuais, e é legal saber de todas essas histórias! :}

    ResponderExcluir