quinta-feira, julho 19, 2012

Copyright: uma questão delicada

Há dois dias a querida Thais Godinho postou em seu blog Vida Organizada um texto muito bacana sobre a cópia do conteúdo de seu blog e seu posicionamento quanto a isso. Tão bacana que o resultado final nos fez querer divulgar o post e lançar o debate. 


Porém, quando uma pessoa tenta usar os meus textos para benefício próprio, especialmente enganando outras, aí sim eu interfiro. Não vou divulgar aqui o endereço da pessoa que fez isso desta vez porque não quero promovê-la nem associar sua imagem a algo negativo. Quero acreditar que foi por ingenuidade e, registrando aqui o nome dela, sempre que alguém procurar no Google aparecerá essa referência aqui, e eu não quero prejudicar ninguém. Mas quero agradecer todo mundo que me ajudou a contatá-la pelo blog e pediu que ela retirasse os textos. Basicamente, ela montou um blog para divulgar seus serviços de personal organizer e 80% do conteúdo era do Vida Organizada. =( Ou seja, além de usar textos de outra pessoa, ela ainda queria ganhar dinheiro com isso. Com uma coisa que eu escrevo por prazer, de graça.


A cópia de conteúdo dos blogs e sites sempre foi uma questão em voga. O controle das cópias e de quem as faz é sempre complicado e tudo que é publicado na Internet frequentemente é visto como "sem dono". A questão se agrava ainda mais quando acontece como no caso da Thais, em que o plagiador ainda resolve fazer uso comercial daquilo que não o pertence. Recentemente o assunto também apareceu no grupo I'm too sexy for this blog, no Facebook.




Lançamos agora o debate para vocês, do Volta, Mundo Blogueiro!: 

Primeiramente: o que vocês consideram cópia? Alguém da velha guarda da blogosfera não se lembra das famosas copycats? Queremos saber se vocês já passaram por isso, seja há alguns anos ou recentemente, e como lidaram com a situação. E na opinião de vocês, há alguma medida preventiva para as cópias?



Contamos com a participação de vocês, aqui no blog ou na fanpage do Volta! E quando passarem por aqui, não esqueçam de indicar o seu blog favorito para destaque da semana!



P.S.: Depois do plágio, a Thais decidiu publicar um livro!


8 comentários:

  1. Então, acho que nunca fui copiada até porque tenho um blog bem pequenininho e caseiro, mas já andei postando coisas que não eram de minha autoria, mas todas as vezes contactava a pessoa antes e colocava a fonte de onde havia tirado o texto. Acho péssimo quando leio algo que já li em outro lugar, fico confusa pensando: "Quem roubou a idéia de quem?", porque algumas pessoas insistem em não dar créditos...não vejo problema em compartilhar um texto que se tenha achado interessante, desde que a fonte esteja totalmente explicita.

    Vanessa Figueiredo
    http://vanessinhafigueiredo.com

    ResponderExcluir
  2. Há uns 4 ou 5 anos, fui copiada, mas na época havia uma verdadeira "caça às bruxas copiadora" e todo mundo tinha medo se ser acusada de copycat, então a garota logo tirou o conteúdo do ar.

    Não vejo muito sentido em se copiar conteúdo de blog seja ele de qualquer tipo e quando se tratam de blogs pessoais, como é o meu, então não vejo sentido algum.

    No entanto, acho que devemos ter um pouco de bom senso porque não dá pra sair acusando ninguém de plágio só porque utilizam a mesma fonte na hora de dar títulos aos posts, não é mesmo???

    Acho que é isso!

    Beijinhos e até!

    ResponderExcluir
  3. Uso algumas ferramentas pra ficar de olho, mais pra acompanhar a repercussão mesmo. O lado ruim do plágio é que por exemplo, um texto meu sobre zumbis, se for pesquisado no google aparece primeiro o blog que me plagiou. Ou seja, perco as chances de uma pessoa bacana conhecer seu blog.

    Mas falta bom senso na hora de copiar também. Recentemente um cara copiou meus comentários sobre um livro, e pelo jeito ele nem tinha lido. Então pra que? E se leu, escreva sobre isso, oras. Quase tudo lá era copiado de outro lugar.

    Percebo que algumas pessoas criam um blog apenas para os outros. No fim acabam enchendo linguiça ou se sentem culpadas quando não tem o que postar. Não planejam a estrutura, categorias e conteúdo interessante antes, porque é muito fácil criar o blog primeiro. Ai, com o tempo a criatividade não vem ou ficam sem assunto, somando isso a tensão de não ter post todo dia para agradar os outros, e o plagio se torna uma forma de preencher esse vazio. E qual é o sentido nisso, de ter um blog mecânico só no Ctrl+C Ctrl+V?

    ResponderExcluir
  4. Pra mim copiar algo implica somente que você não tem criatividade/capacidade suficiente pra escrever/fazer do seu jeito.... o que é quase triste =/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a iniciativa do blog! Fui conhecer apenas hoje e achei fantástico faz novas blogueiras como eu ter um incentivo em continuar escrevendo nossas próprias ideias e pensamentos!
    http://pereiragabie.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Acredito que uma coisa é sempre baseada em uma outra. Não há como você ser totalmente autêntico. Mas plágio é diferente... É preguiça de pensar um pouco e expressar suas próprias ideias!

    ResponderExcluir
  7. Há um tempo atrás um blogueiro copiou na íntegra a resenha que fiz de um filme. E depois outro texto e mais outro. Fiquei indignado ao ver que a postagem no blog dele teve mais visitas e comentários do que na minha. Me senti lesado pelo fato do meu trabalho ter sido desvalorizado e, ainda por cima, outra pessoa levar os créditos. Me senti roubado, simplesmente.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo que digam que fui eu quem escreveu, ainda assim há certs preucações a serem tomadas, afinal, texto fora do contexto muda muita coisa.

    ResponderExcluir